GEPA - Grupo de Estudo Psicanálise do Acolhimento


Desenvolvimento Inicial do Ego - Psicanálise

Psicoterapeuta: Ricardo Augusto Nunes Assunto: Grupo de Estudos em Psicanálise

Acesse o WhatsApp

Desenvolvimento Inicial do Ego - Psicanálise

Inicialmente nós enquanto bebês não temos um grande interesse no mundo externo, tudo se resume ao me de o que eu quero e faça o que eu quero, assim, o ambiente só se torna interessante caso for fonte de gratificação para essas necessidades.

Desta forma, durante o desenvolvimento de nosso ego, nos interessamos primariamente ao nosso próprio corpo, uma vez que o ambiente não é tão realizador, fazendo desta forma com que nosso corpo ocupe um lugar especial em nossa vida psíquica.

Um exemplo é que qualquer parte do corpo é diferente de outros objetos, ou seja, enquanto um bebê morde a mão, ele sente duas sensações, a sensação de morder e a sensação de ser mordido, gerando um interesse especial nesta questão, podendo ser explorado para obter de uma forma fácil de possíveis fontes acessíveis de prazer e gratificação, o que inicialmente é o que buscamos em nossa vida.

Ao olharmos para isso, pode ser revelador a forma como lidamos com nosso corpo mediante situações de frustração, cuidamos ou o hostilizamos, sendo que esta forma de funcionamento está em curso desde os primórdios de nossa vida e muitas vezes não dos damos conta dela.

Mais informações: 17 99776-1984 (WhatsApp)