GEPA - Grupo de Estudo Psicanálise do Acolhimento


Pulsão de Vida e Pulsão de Morte - Psicanálise

Psicoterapeuta: Ricardo Augusto Nunes Assunto: Grupo de Estudos em Psicanálise

Acesse o WhatsApp

Pulsão de Vida e Pulsão de Morte - Psicanálise

Hoje vamos falar sobre a pulsão, mas antes precisamos nos atentar a questão da tradução, onde o termo proposto por Freud que é Trieb, foi traduzido como instinto, sendo instinto podemos pensar como manifestações inatas presentes em alguns animais, já a pulsão por sua vez é diferente disso.

Podemos chamar por pulsão, um estado de excitação ou tensão psíquica, em que leva o sujeito a um impulso de atividade visando à cessação da tensão, que por sua vez pode gerar gratificação, tornando o aparelho psíquico uma grande "máquina" de descarregar tensões.

Essa questão da pulsão levar a um impulso também podemos olhar como uma expansão, pois algumas traduções trazem apenas como impulso.

Freud também definiu duas pulsões básicas da mente humana, que seria algo como nosso combustível, a pulsão de vida e a pulsão de morte.

Sobre a pulsão de vida podemos pensar que ela gera o impulso sexual no sentido amplo, criando e dando manutenção em laços saudáveis, já a pulsão de morte gera o componente puramente destrutivo e hostil do ser humano, ambas presentes em todos nós.

Outra curiosidade é que não podemos classificar entre bom e mal a questão de vida e morte, pois, são questões muito mais profundas e também, ambas sempre estarão presente em todas as situações, onde o maior ato de bondade, também levará consigo uma cota de hostilidade inclusa.

WhatsApp: 17 99776-1984